Uma reflexão sobre a liberdade do lápis no papel
Desenho do arquiteto Tadao Ando para o Abu Dhabi Maritime Museum
Este texto não se trata de um comparativo entre as vantagens e as desvantagens das diferentes ferramentas disponíveis para arquitetos e admiradores do meio criativo. Tais discussões aceitam os mais diversos tipos de opinião, condição que as tornam mais complexas do que deveriam ser.
A ideia, no caso, é expor os inúmeros prazeres provenientes da expressão do desenho à mão, que são tão importantes na fase conceitual de qualquer processo criativo (neste artigo, deve-se entender o desenho à mão como desenho livre e não como representação do desenho técnico).
Croqui do Pavilhao do Brasil na Expo Milão 2015, realizado pelo arquiteto Arthur Casas
Muitas vezes, olhar um papel branco com um lápis na mão é agonizante, mas esta prática ajuda a esclarecer, ordenar e estruturar as ideias - e, a partir disso, se encontra o ponto de partida para a materialização do projeto. De modo geral, o croqui não representa uma ideia concretizada, mas uma experiência intimista, de descoberta e experimentação.
Por ser a primeira e mais pura forma de expressão projetual, o desenho traz uma abordagem mais cativante e lúdica, que facilita a fluidez das ideias e que vai, aos poucos, dando forma a um leque de diretrizes, sem, contudo, engessar uma forma ou uma ideia.
Croqui da casa Al, projeto de Arthur Casas
Além de ser uma linguagem universal, sua rapidez e facilidade de comunicação favorecem o entendimento de uma forma inexistente, iniciando o processo do desenvolvimento formal. O desenho livre não exige nível de detalhamento, abrindo espaço para novas soluções e deixando livre também a ideia em si.
O desenho é espontâneo e a liberdade do traço dá a quem desenha a inocência da solução despretensiosa e a simplicidade da tradução do que se está tentando esclarecer. Esse desenvolvimento, sutil, porém apurado, dá personalidade e coerência ao deleite da profissão de arquiteto.
Croqui do arquiteto Oscar Niemeyer compara as curvas de sua arquitetura com as curvas da mulher brasileira.