A notícia quente é o Brasil. Vem do design nacional a boa-nova que anima o caótico ano de 2016. O país expandiu novamente sua participação na semana mais importante do calendário mundial – a do Salão do Móvel de Milão.
Entre os dias 11 e 17 deste mês, o Brasil foi representado na feira por cinco diferentes pontos. No pavilhão 12, o Projeto Raiz, iniciativa do Sindmóveis bancada pela Apex-Brasil, abriu espaço para nove nomes de ponta, alguns deles levados pela Mactalents, como Ronald Scliar Sasson, que mostrou sua poltrona De Beers.
O designer Ronald Scliar Sasson
Pela segunda vez, a Butzke exibiu suas peças cheias de brasilidade, como o sofá Maresias, de Carlos Motta, no pavilhão 6. Ali perto, Bruno Faucz e sua poltrona Trentini foram destaques do estande da Moora Mobília Brasileira. Por fim, a A Lot Of retornou ao pavilhão 20 com estande próprio, enquanto a Vermeil expôs a sua marcenaria apurada no SaloneSatellite.
Sofá Maresias, de Carlos Motta
Poltrona Trentini, de Bruno Faucz
O mobiliário tupiniquim foi apreciado, ainda, no circuito paralelo do FuoriSalone, nas tradicionais Brazil S/A – com presença do Estudiobola e sua poltrona Mexerica, entre outros – e Rio+Design – onde Guto Indio da Costa lançou a marca Indio da Costa Design Collection, com sua primeira linha de sofás, a Planos.
Poltrona Mexerica, de Estudiobola
Sofá Planos, de Índio Guto da Costa
O Designer Índio Guto da Costa
A LinBrasil, por sua vez, levou para um espaço exclusivo (via Pietro Maroncelli 7) 20 itens de Sergio Rodrigues, como a poltrona Beto, e Jader Almeida evidenciou as luminárias Jardim, entre outras criações, numa individual em Brera (via Giuseppe Sacchi 5).
Poltrona Beto, de Sérgio Rodrigues
Luminárias Jardim, de Jader Almeida
Fonte: Casa Vogue