top of page

9 Dicas de como usar o espelho para valorizar os ambientes



Se usado da forma correta, o espelho pode ampliar e trazer um certo brilho aos ambientes. Para isso, um bom planejamento é fundamental!


Ambientes pequenos ficam mais amplos, espaços escuros ficam mais leves, tudo com um simples espelho. Para aproveitar os benefícios desse item milagroso no décor, confira as dicas abaixo:

1. Cuidado com o reflexo

Coloque um espelho somente onde você queira mesmo refletir algo. Por mais simples que isso pareça, muitas vezes não notamos que a imagem que aparece no reflexo pode ser o banheiro ou algum espaço que você não queira destacar.

2. Tenha foco

Não coloque espelhos em lugares que podem tirar a sua concentração, como atrás da televisão ou no escritório. Pode anotar, você vai querer se olhar o tempo inteiro.


3. Entrada valorizada

O hall de entrada também é um dos espaços mais favoráveis para receber um espelho, pois ele ganha amplitude e mais iluminação com esse recurso. Além disso, a parede vazia pode ficar bem charmosa se a peça vier com uma moldura bacana.

4. Para os altos e os baixos

Ambientes com o pé-direito alto são valorizados com espelhos verticais. Já em ambientes mais compridos e com o pé-direito baixo, prefira usar espelhos horizontais.


5. Na medida certa

Espelhos são legais, mas em excesso podem estragar o ambiente, deixando-o desconfortável. Escolha um pedaço de uma parede e pronto, ele será suficiente para colher os benefícios desse recurso sem exagerar.

6. Cuidado com a lâmpada

A sala de jantar é um dos espaços onde o espelho é mais utilizado, especialmente se houver um belo lustre para refletir. Mas, atenção: se a lâmpada do pendente ficar exposta, a reflexão pode ser gritante e incomodar os olhos.


7. Reforço na hora de pendurar

Usar um único prego está fora de questão na hora de pendurar um espelho com segurança. Cada gancho atrás da moldura da peça precisa de um prego para chamar de seu, garantindo assim que ele ficará bem fixado na parede e evitando qualquer acidente.

8. Conforto no lar

Para deixar um ambiente muito grande mais aconchegante, uma dica é instalar o espelho bem no alto da parede, com a parte de cima levemente inclinada para a frente. Isso fará com que ele reflita mais o espaço do que posicionado a 90° graus do chão.

9. Iluminação natural

Sua sala recebe a luz da manhã ou do final da tarde? Esses momentos de tanta iluminação podem ser ainda mais bonitos com um espelho posicionado na parede em frente à janela.


Após essas dicas maravilhosas vejamos a seguir como o uso consciente do espelho pode ser benéfico para o ambiente. Confira!


Neste living, o pé-direito e a parede lateral de espelhos dão destaque aos pendentes de Tom Dixon. Mesa de jantar da Tok & Stok com tampo Marmoglass. Cadeira da Espaço 204. Apê da designer de interiores Melina Romano e seu marido Victor (Foto: Edu Castello/Editora Globo).



Os espelhos, da VidroArt, criam a sensação de amplitude na sala de jantar reformada pela arquiteta Luiza Lessa. A mesa é de laca fendi brilhante, da A Lot Of, e cadeiras claras, da Clami (Foto: Marco Antonio).



Os espelhos laterais criam a sensação de um quarto mais amplo neste apartamento reformado pela arquiteta Marcela Madureira (Foto: Maíra Acayaba/Editora Globo).



O mosaico de espelhos e a mesa de jantar de vidro, ambos feitos pela Apeninos Vidros, garantem a leveza visual. Centro de mesa da LS Selection. A cadeira Clip estofada, da Fernando Jaeger Atelier, é um dos pontos de cor da decoração deste apê de 67 m², projetado pelo escritório Mandril Arquitetura (Foto: Edu Castello/Editora Globo).



Espelho na sala do apartamento da atriz e apresentadora Patricya Travassos, localizado na Gávea, e planejado pela designer de interiores Paola Ribeiro (Foto: Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio/ Editora Globo).



O uso de espelhos nos móveis é uma boa dica da dupla Gabriel Valdivieso e Carolina Pereira.



No projeto de Simone Mantovani, o banheiro de tons claros e com parede de espelhos dá a sensação de amplitude. Repare que a bancada suspensa com gavetões otimiza o espaço.



Multiplique o espelho no lavabo. Patricia Talem usou vários, com diferentes molduras.



Espelho sobre espelho: uma ideia moderna, projetada pelo arquiteto Décio Navarro, que deixa o lavabo com um ar totalmente retrô. Edu Castello e Marcelo Magnani/Casa e Jardim.



Espelhos grandes são perfeitos para ampliar ambientes. Mas ele não precisa revestir toda a parede. Uma solução mais econômica é usá-lo como se fosse um grande quadro. Você pode até investir em uma moldura. Projeto da In House.




Foto capa: Projeto autoral. Fotógrafo Marcus Camargo

bottom of page